Use este identificador para citar ou linkar para este item:
labds.eci.ufmg.br:8080/jspui/handle/123456789/15
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | ARANTES, Shirley de Lima Ferreira | - |
dc.contributor.author | PERES, Simone Ouvinha | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-12T18:34:48Z | - |
dc.date.available | 2021-08-12T18:34:48Z | - |
dc.date.issued | 2021-02 | - |
dc.identifier.issn | 2525-8761 | - |
dc.identifier.uri | labds.eci.ufmg.br:8080/jspui/handle/123456789/15 | - |
dc.description.abstract | O artigo apresenta programas e projetos de iniciação científica, educação científica e divulgação científica para a educação básica no País, com o objetivo de evidenciar a utilização de metodologias ativas para a construção dos conhecimentos científicos e tecnológicos de jovens. Para a realização do estudo utiliza técnicas de pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados construídos mostram que as dinâmicas e os pressupostos educacionais dos modelos baseiam-se na utilização de metodologias ativas e participativas, em uma perspectiva sociocultural, inferindo também os contributos da maior disponibilidade de recursos educativos, humanos e materiais. Evidencia-se que a maioria das iniciativas busca se contrapor ao modelo de educação liberal, envolvendo, em graus diversos, mecanismos de garantia da participação de jovens pobres, negros, mulheres e em contextos de vulnerabilidade social, com o propósito explícito de contribuir para a transformação de suas condições materiais de existência. Conclui-seque, em uma sociedade profundamente desigual como o Brasil, a institucionalização dos programas e projetos por meio de financiamento estável é essencial para sua continuidade. Além disso, novos investimentos são urgentes para favorecer a retomada das atividades em suspensão e expandir as atividades, de maneira que mais jovens possam ser contemplados. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Brazilian Journal of Development | pt_BR |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.subject | Educação Científica | pt_BR |
dc.subject | Iniciação Científica | pt_BR |
dc.subject | Divulgação científica | pt_BR |
dc.title | Metodologias ativas em programas e projetos de Iniciação Científica, Educação e Divulgação Científica, Educação Científica e Divulgação Científica | pt_BR |
dc.title.alternative | Active methods in Scientific Iniciation programs and projects science Education and Science Popularization | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos de divulgação ciêntífica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
metodologia_ativas_programas_projetos_iniciacao_cientifica.pdf | 303,78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.