Use este identificador para citar ou linkar para este item: labds.eci.ufmg.br:8080/jspui/handle/123456789/400
Título: “Biblioteca Universal Guei”: levantamento bibliográfico da seção de indicação de leitura LGBTQIA+ do jornal “Lampião da Esquina”
Autor(es): Andrade, Diogo Roberto da Silva
Palavras-chave: bibliografia
organização da informação
mediação literária
literatura homoerótica
Jornal Lampião da Esquina
Data do documento: 2021
Editor: UFMG - Escola de Ciência da Informação
Resumo: A literatura permite ao sujeito social ressignificar seu cotidiano, ensejando questionamentos. Assim, torna-se importante para esse sujeito leitor conhecer obras literárias que reflitam seu cotidiano, que o possibilite descortinar sua realidade, romper dogmas e transpor barreiras culturais-políticos-sociais. A partir de tal premissa, este estudo se propõe a listar as obras literárias que foram indicadas na seção intitulada Biblioteca Universal Guei, bibliografia comercial, presente nas edições do jornal Lampião da Esquina. A partir do universo de pesquisa e corpus selecionado, é proposto notar as obras de literatura homoerótica (gay e sáfica) que circulavam em território nacional entre os anos de 1978 e 1981 – período em que o jornal foi veiculado. Utiliza-se, para tanto, métodos de pesquisa de abordagem qualitativa e quantitativa, tendo como procedimentos técnicos bibliográficos e documentais. Neste sentido, apresenta-se um breve histórico do jornal Lampião da Esquina, ressaltando o contexto social e ideológico no período no qual foi veiculado. De mesmo modo, ressalta-se a importância da mediação literária e sua contribuição para a diminuição da invisibilidade e escassez de obras literárias com temas e personagens lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, queer, intersexuais, assexuais e outros mais (LGBTQIA+). Objetiva reunir as obras indicadas pela seção Biblioteca Universal Guei, por meio da elaboração de uma bibliografia, destacando os autores quanto sua nacionalidade e gênero. E, por fim, busca-se com esta pesquisa contribuir para a visibilidade dos escritores e escritoras da comunidade LGBTQIA+, fomentando o reconhecimento de tais obras para a sociedade e incentivando pesquisas que envolvam o mercado de literatura homoerótica.
URI: labds.eci.ufmg.br:8080/jspui/handle/123456789/400
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.