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labds.eci.ufmg.br:8080/jspui/handle/123456789/398
Título: | Terminologia LGBTQIAP+ em linguagens de indexação: uma análise discursiva crítica dos registros de autoridade de assunto da UFMG |
Autor(es): | Chagas, Leonardo Borges Rodrigues |
Palavras-chave: | linguagens documentárias organização do conhecimento LGBTQIA+ |
Data do documento: | 2021 |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Ciência da Informação |
Resumo: | A temática LGBTQIAP+ (acrônimo para Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Transgêneros, Queer, Intersexuais, Assexuais, Pansexuais e demais identidades sexuais e de gênero) se configura como objeto de pesquisa em grandes áreas do conhecimento e pesquisadores têm relatado o crescimento de produções científicas e acadêmicas com essa abordagem. Tendo em vista o crescimento dessas publicações e partindo do entendimento de que existe uma terminologia contemporânea a ser observada, surgem as seguintes indagações: a linguagem de indexação utilizada pelo Sistema de Bibliotecas da UFMG reflete os avanços terminológicos, sociais e de direitos da população LGBTQIAP+? Há contribuições possíveis para ampliação desse vocabulário? Se sim, quais? A partir desses questionamentos, definiu-se como objetivo geral: analisar discursiva e criticamente a representatividade da terminologia LGBTQIAP+ que está estruturada no instrumento de indexação utilizado pelo Sistema de Bibliotecas da UFMG. E como objetivos específicos: identificar os Registros de Autoridade de Assunto utilizados para indexar essa temática; repertoriar a terminologia contemporânea LGBTQIAP+ e analisar discursiva crítica e contrastivamente os corporas selecionados. Do ponto de vista teórico, a pesquisa se fundamenta por uma perspectiva crítica de representação temática da informação. Do ponto de vista metodológico, adota o modelo de Análise de Discurso Crítica de Norman Fairclough (2016). A metodologia incluiu: pesquisa documental no Catálogo de Autoridade de Assunto da UFMG; levantamento da terminologia contemporânea e análise discursiva crítica e contrastiva dos dados. Para operacionalizar a análise foi utilizado o modelo tridimensional de Fairclough (2016) que concebe a análise de discurso em três dimensões: análise textual, análise da prática discursiva e análise da prática social. Os resultados evidenciaram que a temática LGBTQIAP+ está sub-representada no Catálogo de Autoridade de Assunto da instituição, além disso, esse instrumento favorece discursos hegemônicos de subalternidade das pessoas LGBTQIAP+ ao continuar utilizando termos advindos do discurso médico-psiquiátrico que no passado classificava pessoas LGBTQIAP+ como doença, desvio, anormalidade, distúrbio e perversão. Esses conceitos não encontram correspondência no discurso acadêmico e científico da contemporaneidade. Entretanto, embora o Catálogo materialize ideias e visões de mundo que possam implicar em representações tendenciosas e inapropriadas, não se pode negar o caráter flexível desse instrumento ao incorporar novos termos do discurso agentivo e contemporâneo, o que sinaliza que a prática discursiva dessa ferramenta está aberta às transformações, sendo um espaço de poder e de luta. |
Descrição: | Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Ciência da Informação. Linha de pesquisa: Memória social, patrimônio e produção do conhecimento. |
URI: | labds.eci.ufmg.br:8080/jspui/handle/123456789/398 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
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